O Cacique - lider tribal.

quarta-feira, agosto 31, 2005

Representativo


No público, sobre a apresentacão da candidatura de Mário Soares:

Hoje, Mário Soares subirá à tribuna, pelas 18h00, num hotel de Lisboa, para fazer a única intervenção prevista para a cerimónia.

A assistência será maioritariamente composta por "figuras públicas dos espectáculos, cultura, desporto e televisão", segundo disse à Lusa uma fonte da candidatura.


No fundo, as pessoas que verdadeiramente governam o país. Os que dão votos. Os 'vips'. Pessoas dos espectáculos, da cultura, do desporto e televisão. Pessoas que sofrem o dia-a-dia do trabalho árduo, das dificuldades empresariais, dos flagelos climáticos sobre a agricultura, com a diminuicão de quotas, etc, etc...

Representativos dos portugueses. É esta a opcão. Nada que me espante.

sexta-feira, agosto 26, 2005

Ainda sobre fogos florestais


Até há alguns anos, estive envolvido em actividades de Vigilância Florestal, enquanto escuteiro e participando num programa do IPJ.

Uma situacão que ocorreu, e que pretendo descrever corrobando os comentários de João Miranda, foi um incêndio mesmo ao lado da torre de vigilância. Situando-se num local densamente arborizado, e apesar do alerta imediato, a área ardida em torno da torre foi extensa. O meu turno era, nesse dia, das 22h da noite até ás 6h da manhã, após o fogo ter sido extinto.

Ao longo da noite, pude testemunhar a forca dos reacendimentos: Não era, ao contrário do que tantas vezes se denuncia, mão criminosa a provocar os reacendimentos que tantas vezes originam novos incêndios: a forca das brasas era tal que ressurgia com um bocadinho mais de vento, com o subito aparecimento de material inflamavel etc...

Apenas mais um dado para acrescentar a uma extensa discussão.

quinta-feira, agosto 25, 2005

Pois sim


Nesse sentido, o ministro já contactou o Governo alemão, disponibilizando-se para fazer regressar os seus helicópteros devido às "cheias graves" verificadas naquele país.


Sinceramente, alguém acredita que há falta de meios na Alemanha para combater as cheias?? É desconhecer a realidade...

Um local interessante para comparativos, meanwhile:
http://www.nationmaster.com


PS: Entretanto: Os partidos vão gastar 100 milhões de euros na campanha... Falava-se aqui há dias de uma factura da metro do porto no valor de 174 milhões...

quarta-feira, agosto 24, 2005

Quick quick, open your mind!!!


Seleccão de um excerto da entrevista publicitada pelo João Miranda no blasfémias:

«A limpeza da floresta é um mito»

Entrevista ao Arquitecto Ribeiro Telles sobre incêndios:

«A limpeza da floresta é um mito»

O arquitecto paisagista explica como se deve reordenar a paisagem portuguesa depois dos incêndios. Sem pinheiros nem eucaliptos

Alexandra Correia / VISÃO nº 545 14 Ago. 2003

(...)

V: A excessiva divisão do território (em meio milhão de proprietários) dificulta as limpezas florestais?

GRT: A limpeza da floresta é um mito.

O que se limpa na floresta, a matéria orgânica? E o que se faz à matéria orgânica, deita-se fora, queima-se? Dantes era com essa matéria que se ia mantendo a agricultura em boas condições e melhorando a qualidade dos solos. E, ao mesmo tempo, era mantida a quantidade suficiente na mata para que houvesse uma maior capacidade de retenção da água. Com a limpeza exaustiva transformámos a mata num espelho e a água corre mais velozmente e menos se retém na mata, portanto mais seco fica o ambiente.

V: Se as matas estivessem bem limpas ardiam na mesma?

GRT: Ardiam na mesma e a capacidade de retenção da água não se dava, passava a haver um sistema torrencial. A limpeza tem que ser entendida como uma operação agrícola. Mas esta floresta monocultural de resinosas e eucaliptos, limpa ou não limpa, não serve para mais nada senão para arder. Aquela floresta vive para não ter gente. Se houvesse lá mais gente aquilo não ardia assim.

Servico Público


Os links para a opinião de João Miranda sobre os incêndios... Os que considero mais relevantes a bold.

http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/portugal-tem-floresta-mais-ii.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/o-que-que-antnio-costa-podia-ter-feito.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/leituras-recomendadas.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/leitura-recomendada-ii.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/orgulho-na-asneira.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/leitura-recomendada-ii_10.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/at-os-suspeitos-de-fogo-posto-so.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/antnio-costa-quer-acabar-com-o-servio.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/boas-frias.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/governo-2-oposio-1.html
*http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/leitura-recomendada_112437899609261125.html*
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/estado-seguradora.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/estado-seguradora-ii.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/mapa-mundial-dos-incndios-9-de-agosto.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/vegetao-da-pennsula-ibrica-16-de-junho.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/mapa-topogrfico-da-pennsula-ibrica.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/um-desgnio-dois-desgnios-trs-desgnios.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/2003-versus-2005.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/costa-confessa-que-afinal-h-falta-de.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/3-solues.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/florestas-portugal-versus-espanha.html

http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/estado-mximo-cobertor-curto-ps-frios.html

http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/estado-mximo-cobertor-curto-ps-frios_23.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/estado-mximo-cobertor-curt_112479938590722992.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/estado-mximo-cobertor-curto-ps-frios-v.html
http://ablasfemia.blogspot.com/2005/08/incndios-na-tegio-centro-2003-vs-2005.html


E, antes:

Sobre uma discussão que tive recentemente


Em que se defendia que o Estado tinha de limpar as suas próprias matas:

Salientando o facto de actualmente 90 por cento da floresta ser privada, havendo "uma enorme percentagem que não é limpa", o chefe de Estado defendeu, a título pessoal, que "está a chegar o momento de equacionar" a aplicação do princípio da obra coerciva à limpeza das florestas, "tal como acontece com os prédios nos aglomerados urbanos".


Tal resolvia-se facilmente: Acabem-se com os subsídios á replantacão... Se ardeu, culpa de quem não limpou.

E se houve casas que arderam, avalie-se: foram construidas no meio da floresta, ou já existiam e plantaram-se florestas perto delas?

O desconhecimento profundo da realidade, a indignacão súbita por uma cidade ter sido atacada por fumo negro, vai levar a que alguns iluminados transformem leis absurdas em reais. Estou á espera que elas surgam, já que é díficil para mim imaginá-las antes de surgirem...

Sim, tenho a certeza que as ideias absurdas vão surgir. O meio de combate aéreo num protocolo Franca-Portugal é o mais "amusing" até ao momento...

Por vezes, defendo uma ou outra causa, entre amigos.


Algumas conclusões valem a pena ficarem registadas. Sempre disse que a gestão da Metro do Porto (e digo gestão corrente, não política), era um modelo que devia ser mais vezes seguido em Portugal. Não conheco em detalhe, mas os resultados estão á vista.

Por vezes procuram denegrir a minha defesa da eficiência das pessoas do Norte. Não digo que sejam melhores do que outras, mas simplesmente, considero que as pessoas do resto do país seriam igualmente eficientes se recebessem menos dinheiro. Entre eles, os subsídios de re-florestacão que não sejam propriamente utilizados.

Voltando á Metro do Porto:

> chegaste a ler?
>
> La se foi a tua teoria, ja podes queimar a bandeira e admitir que nao ha nenhuma obra publica bem excutada em portugal. Tanto denfendias a gestao do metro do porto que agora aparece isto. So sao 84 M de euros a mais. Esse dinheiro dava para quantas obras em Portugal??
>
>
> *_Factura da Metro do Porto à Normetro quase que duplica
> _*//
>
> *A Metro do Porto vai pagar 174 milhões de euros ao consórcio construtor da rede de metropolitano da região. Montante superior aos 90 milhões de euros anunciados em Abril por uma comissão arbitral que analisou os atrasos e as alterações ao projecto inicial. *
>
>
> Segundo noticia o Público desta quarta- feira, o júri presidido por José Miguel Júdice calculou aquele valor a preços de 1996 e não condenou a Metro ao pagamento da indemnização com juros e actualização de preços.
>
> Como esta formalidade está prevista no regime jurídico do contrato de empreitada, a factura passou para os 121,7 milhões de euros.
>
> A este valor serão adicionados 52,3 milhões de euros para pagar os prémios definidos no contrato inicial pelo cumprimento de prazos.
>
> No total, estão em causa 174 milhões de euros, pouco menos que os 178,8 milhões provisionados pela Metro do Porto para o exercício de 2005 para fazer face a este contencioso.
>
> 10-08-2005 9:05:14



Recebido este e-mail apressei-me a dar a minha visão da leitura:
" No total, estão em causa 174 milhões de euros, pouco menos que os 178,8 milhões provisionados pela Metro do Porto para o exercício de 2005 para fazer face a este contencioso."

Se já estavam previstos, significa que não há má gestão. Má gestão seria não saber o que se gasta, onde se gasta, e como se gasta... Se este dinheiro todo é para obra ("por uma comissão arbitral que analisou os atrasos e as alterações ao projecto inicial. ") então não foi gasto em casas de banho e afins, como acontece em determinados gabinetes de ministros.

A questão é simples para o gasto de 174 milhões de euros a mais (se leres bem, não há 84 milhões de euros a mais, foi apenas a comissão que se enganou, e não a metro do porto): alteracões ao projecto e imprevistos:

1. Duplicacão da linha da Póvoa;
2. Escavacao mais complicada do que o previsto (como mecânico deves saber que escavar em granito não é muito fácil), o que levou á utilizacão de uma tuneladora diferente na linha D; Isto ao mesmo tempo em que se fez cerca de uma dezena de estacões subterraneas, de forma eficiente: Se fores ás estacões do metro do porto, são práticas, e não têm nada da exuberância das de Lisboa...
3. O Euro 2004 obrigou a que fosse dada uma atencão á linha de Campanhã que não estava prevista. Logo, horas extraordinárias, logo mais dinheiro.


Ah! Já para não falar do tempo que se está a perder em torno do Hospital de S. João... mas nem vou dizer nada...



Bom, resposta impulsiva mas que encerra muito do que é a realidade: a gestão da metro do porto tem sido competente e eficiente. As únicas opcões erradas devem-se a razões políticas, como é o facto de algumas linhas estruturantes serem adiadas, por discussões inócuas, e ataques indevidos. Tais como críticas por parte do governo central injustificadas.

Esperamos apenas que o sucesso do metro seja adequado ao trabalho desenvolvido até ao momento. Estou certo que será, e que esta nova via estruturante do Grande Porto o tornará em breve a primeira cidade portuguesa a acompanhar as cidades pujantes de média dimensão europeias...

terça-feira, agosto 23, 2005

Pois, tenho andado esquecido


Pelos vistos, tive mais que fazer naquela semana longínqua. E em vez de me preocupar com o que devia, andei a despreocupar-me. Estou acordado. Custou, mas acordei.

Falava eu do seguinte modo:
Como mudar? Vou escrever durante esta semana medidas concretas. Justiça, Educação, Defesa Nacional, Negócios Estrangeiros, Saúde, Finanças. E basta. Não precisamos de falar de mais.


Não foi naquela semana, é por estes dias em que despertei para o que verdadeiramente interessa: deixarmos o mundo um pouco melhor do que o encontramos.

Espero desta vez cumprir.

Os fogos...


Um objectivo:

Fazer um compêndio de tudo o que João Miranda disse no Blasfemias.

É a minha humilde contribuição.

Faço notar que, quando era pequeno atravessava o Marão a caminho de Trás-Os-Montes. Esta serra tremenda foi um dia consumida. O que era do lado de cá, ficou reduzido a plantações que continuam a arder.

Ao passar o Alto de Espinho, já em território de quem manda (Para lá do Marão, mandam os que lá estão., mas isto são outras conversas), ficava a mais bela floresta que algum dia conheci... Valia a pena parar na borda da IP4, só para admirar a frescura e vivacidade dessa vegetação.

Eventualmente, há-de arder. Já não se lida com criminosos do mesmo modo. Não sou contra a presunção de inocência, mas creio que quando provado, deviam existir exemplos claros e vivos do que custam á sociedade.

E avançamos para temas que interessem. Todo este fogo terá feito esquecer os problemas mais prementes: Já ninguém se lembra que paga 21% de Iva sobre todos os produtos. Toda a gente se esquece que o governo deseja investir num projecto absurdo, denominado Aeroporto da Ota. Todos os meios de comunicação social que leio (basicamente, limitado aos que passam notícias na internet, mas reflexo claro do que se passa nos restantes), parecem passar um pano sobre responsabilidades e prioridades na sociedade portuguesa.


Não vai ser fácil... E estou prestes a senti-lo na pele...

sexta-feira, agosto 05, 2005

A minha contribuicão


Já que não tenho tempo para mais...

MICRO-CAUSAS:
PODE
O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA
QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A “BUSCA DE SOLUÇÕES” EM
DETRIMENTO DA “ESPECULAÇÃO”?

"Respeito
muito os signatários, mas há sociedades que valorizam mais a
especulação e a análise, enquanto outras valorizam mais a busca de
soluções.
"
(Manuel Pinho, Diário Económico, 28-07-07)

quarta-feira, agosto 03, 2005

Um blog político transformado para receber letras de cancões.


Dream dream lover
Dream dream lover
Every night I hope and pray
A dream lover will come my way
A girl to hold in my arms
And know the magic of her charms
Because I want a girl to call my own

I want a dream lover
So I don't have to dream alone
Dream lover where are you
With a love oh so true
And a hand that I can hold
To feel you near when I grow old
Because I want a girl to call my own

Someday I don't know how
I hope you'll hear my plea
Someway I don't know how
She'll bring her love to me
Dream lover until then
I'll go to sleep and dream again
That's the only thing to do
Until my lover's dream come true
Because I want a girl to call my own

Oh?I got to hold on (someway)
But I don't know how
She'll bring her love to me
Her love to me
Dream lover until then
I'll go to sleep and dream again
That's the only thing to do
Until my lover's dream come true
Because I want a girl to call my own

Dream dream lover
Dream dream lover



Não, não estou apaixonado. Continuo a preocupar-me com o metro, e o aeroporto da Ota, e o TGV, e a luta liberal-estadual, e com a qualidade da água, e com a poluição e com isto e aquilo!

E vou-me para genéve..

Que pena...


Não poder colocar música a sério no blogspot... Obrigar toda a gente a tomar a colher de mel que Francoise Hardy injecta em todos nós:

Tous les garçons et les filles de mon âge
Se promènent dans la rue deux par deux
Tous les garçons et les filles de mon âge
Savent bien ce que c'est d'être heureux
Et les yeux dans les yeux
Et la main dans la main
Ils s'en vont amoureux
Sans peur du lendemain
Oui mais moi, je vais seule
Dans les rues, l'Ame en peine
Oui mais moi, je vais seule
Car personne ne m'aime.
Mes jours comme mes nuits
Sont en tous points pareils
Sans joies et pleins d'ennuis
Personne ne murmure je t 'aime à mon oreille

Tous les garçons et les filles de mon âge
Font ensemble des projets d'avenir
Tous les garçons et les filles de mon âge
Savent bien ce qu'aimer veut dire
Et les yeux dans les yeux...
....Sans joies et plein d'ennuis
Oh quand pour moi brillera le soleil

Comme les garçons et les filles de mon âge
J'connaitrais bientôt ce qu'est l'amour
Comme les garçons et les filles de mon âge
Je me demande quand viendra le jour
Où mes yeux dans ses yeux
Où la main dans sa main
J'aurai le coeur heureux
Sans peur du lendemain
Le jour où je n'aurai plus du tout
L'ôme en peine
Le jour où moi aussi
J'aurai quelqu'un qui m'aime


Adenda: A ouvir, também a versão de Marie Myriam.