O Cacique - lider tribal.

segunda-feira, junho 28, 2004

Sá Carneiro


Apeteceu-me lembrar alguém que morreu no ano em que nasci, numa breve homenagem a Pacheco Pereira:

"A pessoa humana define-se pela liberdade. Ser homem é ser livre. Coarctar a liberdade é despersonalizar; suprimi-la desumanizar. A liberdade de pensar é a liberdade de ser, pois implica a liberdade de exprimir o pensamento e a de realizar na acção.

Estamos assim postos ante a liberdade política e a liberdade religiosa.

E, através delas, tocamos vários dos direitos e liberdades fundamentais. A acção política, como a religiosa, não é apenas a do indivíduo isolado, nem pode ter como único destinatário esse mesmo indivíduo. Além da liberdade de expressão, a liberdade de pensamento implica o exercício dos direitos de livre reunião e associação.

Não há liberdade de pensamento político se não é possível a cada um exprimir as suas ideias, confrontá-las com as dos demais, associar-se com as que as professam idênticas e procurar realizá-las na prática da acção governativa."


"Há que redobrar o trabalho militante e que fazer chegar aos políticos e aos militares, aos trabalhadores e aos jovens, em suma à grande maioria dos portugueses um fundo apelo para que não precipitem o País na escalada de intransigência,da violência e do ódio, que nos cortarão tragicamente o caminho para a liberdade, igualdade, progresso e Justiça.

É tremendo o esforço necessário para fazer sair o País do estado económico e social em que se encontra.

Só num clima de paz e entendimento será possível tentar realizá-lo, em ordem a aumentar a produção da riqueza, a repartir o rendimento com justiça e a resolver os inúmeros problemas que nos afligem, desde o sanitário ao estudantil, desde o agrícola ao habitacional.
Não pode mais continuar a viver-se em clima de guerra civil, não pode mais tolerar-se a escalada da linguagem revolucionária que adopta tons cada vez mais triunfalistas.

Há que saber resistir a toda esta guerra psicológica que arrasa e paralisa as pessoas. Não deixaremos que seja quem for nos amedronte."


"Aqui continuamos firmes, disciplinados e em massa para dizer que queremos do governo e das autoridades militares ordem e disciplina, paz social que possibilite um ambiente de trabalho, que afinal essas minorias não querem trabalhar. Trabalhar não é com eles!"



Boa sorte, e coragem, para que todos façam ouvir a sua voz. Chega de Caciqueiros, apareçam os líderes!


PS: Espero que a bomba-inteligente não me condene por estas citações. Simplesmente, não me parece que exista melhor altura para reproduzir letras que se juntam para formar palavras, que se juntam para formar frases, que se juntam para produzir textos. Estes textos juntos geram Democracia.