O Cacique - lider tribal.

terça-feira, maio 03, 2005

Invicta.


Finalmente, alguém com coragem. O Porto, quando chega o momento, sabe dizer não, sabe agir de forma forte e convicta.

Esta é uma mensagem clara sobre o que verdadeiramente sente quem teve de suportar as obras do túnel de Ceuta por mais de 10 anos... Porque só quem não quer ver é cego: O acesso a partir da Avenida dos Aliados para a zona da Galiza, e consquentemente, toda a Boavista, é feita através de um percurso que neste momento exige curvas e contra-curvas através da Praca Filipa Lencastre, subir a rua de ceuta, ir até aos Leões, dirigir-se para o Hospital, contornar o jardim do carregal, para finalmente nos encontrarmos junto ao Museu Nacional Soares dos Reis.

É absurdo que um Museu que está apenas a alguns metros de uma rua que absorve todo o movimento através do percurso sinuoso acima referido, reclame ter uma área envolvente. Absurdo!

Felicito toda a Assembleia Municipal pela tomada de posição. Não estão em causa eleições, não estão em questão querelas partidárias. Está em jogo resolver o trânsito caótico que os portuenses se fartaram de suportar...

A Invicta cede até não poder dobrar mais. Depois recusa-se a partir. É este espírito, é esta atitude que ninguém irá perceber. No resto do país não se entenderá o porquê de uma decisão tão forte, tão dura. Ninguém compreenderá que é uma decisão que veio de uma Assembleia e não de um Presidente. Ninguém compreenderá, porque ninguém passou entre as 7h30 e as 9h30, ou entre as 17 e 20h nessa zona... Ninguém perceberá o que passam os motoristas da STCP para passar com gigantescos autocarros por becos.

Mas todos irão assinalar a atitude anti-democrática de Rui Rio. Todos irão dizer que as eleições serão perdidas por causa desta atitude. E ninguém vai perceber que foi a voz dos cidadãos a impôr-se hoje. E ninguém vai pereber, sobretudo por causa dos (muitos) oportunistas que são da cidade, mas não a vivem...

Eu estou longe, mas sei bem a que 8 anos de obras do túnel me refiro...