O Cacique - lider tribal.

quinta-feira, junho 24, 2004

Viagens na minha Europa I


Esta é uma nova geração na Alemanha. Finalmente pude perguntar a um alemão: "E o que fez o teu avô?". Ele respondeu, sem complexos, mas com seriedade.

A guerra é um assunto muito sério por aqui. A questão principal, de que ontem finalmente me apercebi é: Como foi possível acontecer isto num país civilizado? No país de Bach, Kant, colado á Salzburg de Mozart?

Chegamos pelo menos a uma conclusão: No final, em vez de Versalhes dos franceses, da I, tivemos o plano Marshall dos americanos, na II. Nenhum país gosta da humilhação.

Eu não sabia: Quando os alemães invadiram Creta, os habitantes olhavam para o céu e diziam que aqueles soldados não podiam vir da antiga Prússia. Era impossível que um povo culto, inteligente, respeitador, pudesse estar a agir daquele modo. Eles aterraram e dispararam.

"No problem. You can ask me." Falou por meia-hora, sem que eu o interrompesse. Um avô era chauffer. O outro esteve num corpo de polícia na Holanda.

"we will never find the pieces to put them back together...."
:: Air, Suicide Underground

Darmstadt, 22 de Junho 2004