O Cacique - lider tribal.

quarta-feira, agosto 24, 2005

Quick quick, open your mind!!!


Seleccão de um excerto da entrevista publicitada pelo João Miranda no blasfémias:

«A limpeza da floresta é um mito»

Entrevista ao Arquitecto Ribeiro Telles sobre incêndios:

«A limpeza da floresta é um mito»

O arquitecto paisagista explica como se deve reordenar a paisagem portuguesa depois dos incêndios. Sem pinheiros nem eucaliptos

Alexandra Correia / VISÃO nº 545 14 Ago. 2003

(...)

V: A excessiva divisão do território (em meio milhão de proprietários) dificulta as limpezas florestais?

GRT: A limpeza da floresta é um mito.

O que se limpa na floresta, a matéria orgânica? E o que se faz à matéria orgânica, deita-se fora, queima-se? Dantes era com essa matéria que se ia mantendo a agricultura em boas condições e melhorando a qualidade dos solos. E, ao mesmo tempo, era mantida a quantidade suficiente na mata para que houvesse uma maior capacidade de retenção da água. Com a limpeza exaustiva transformámos a mata num espelho e a água corre mais velozmente e menos se retém na mata, portanto mais seco fica o ambiente.

V: Se as matas estivessem bem limpas ardiam na mesma?

GRT: Ardiam na mesma e a capacidade de retenção da água não se dava, passava a haver um sistema torrencial. A limpeza tem que ser entendida como uma operação agrícola. Mas esta floresta monocultural de resinosas e eucaliptos, limpa ou não limpa, não serve para mais nada senão para arder. Aquela floresta vive para não ter gente. Se houvesse lá mais gente aquilo não ardia assim.