O Cacique - lider tribal.

quarta-feira, junho 30, 2004

Fez-se Luz!


De uma resposta a um comentário feito a este post do Jaquinzinhos, descobri finalmente uma forma simples mas que julgo eficaz de explicar qual é o problema do Estado-providência, e a diferença entre uma política socialmente justa e as políticas de esquerda.

Recordam-se os caros leitores de serem estudantes? Assumo que o são ou já o foram.

Ao longo de 18/25 anos da nossa vida, dependendo da opção profissional/académica, vivemos como "dependentes". Na generalidade, suportados pelos pais, que além de pagarem as contas de água, luz, electricidade, nos vestiram, alimentaram, e deram dinheiro para borga. Também pagam parte da educação.

Os pais podem assumir duas posturas: Dar o essencial, supra-citado, e educar para que sejamos poupados, responsáveis, pessoas formadas e conscientes, ou esbanjar connosco o seu dinheiro. Há pais que não importam até de se endividar para dar tudo aos filhos: Ele quer o carro, tem o carro, ele quer sair, tem o dinheiro para sair, ele quer, tem.

O pensamento anti-liberal face ao Estado é este: Eu quero, posso e tenho! Esquecem-se que podem porque os pais não sabem educar, esquecem-se que têm quando muitas vezes não há, e se compromete o "último reduto" no futuro.

Eu prefiro o pensamento liberal: O Estado cria as condições necessárias para que possa crescer, e ajudar-me nos momentos importantes. Eu prefiro que os meus pais, como felizmente fizeram, não me dêem tudo, e que poupem, para de futuro se me vir desesperado, me poderem ajudar. Que não estejam a procurar fundos onde eles não existam, que não me iludam.

Recordo aquela anedota: "Vive á custa dos teus pais até que possas viver á custa dos teus filhos."

A Esquerda-Barnabé continua a achar esta postura sustentável.
Eu digo que um dia, a casa vem abaixo.