O Cacique - lider tribal.

sexta-feira, agosto 27, 2004

Uma blasfemia pertinente! II - A máquina administrativa


Todos as questões levantadas no post de LR são interessantes, mas os pontos 1 a 3 parecem-me os mais prementes para uma verdadeira revolução em Portugal. Poderiamos mesmo fazer uma revolução tranquila para uma IV República...

Para começar, a diminuição da máquina administrativa do Estado passa por ter gente compentente nos respectivos cargos. Aquilo que neste momento é realizado por 5 ou 6 assessores/vereadores/... no governo, nas câmaras municipais, nos organismos públicos, é quase rídiculo. Muitos vereadores são pura e simplesmente incultos, incompetentes, por vezes irracionais e pouco inteligentes.

Esta é uma consequência do elevado número de funcionários públicos e membros do partido, que poderiam pelo menos não atrapalhar. Ao disponibilizarem a sua sapiência ao serviço dos outros, colocando-se em posições de decisão, tornam-se detentores de um pequeno poder que pretendem defender a todo o custo. Com as consequências inerentes para todos os cidadãos que precisam de fluidez na gestão pública.

Todos estes dispensáveis (sim, dispensáveis) elementos do Estado podiam realizar trabalhos bastante significativos para o país, em posições de executivo! Executivo significa executar, sem possibilidade de decidir! Vamos ser francos e claros: em posições de decisão tem de estar gente competente. Ponto.

PS: A este respeito gostava que Rui Rio dissesse: "Contratei pessoa xxxx por um valor superior ao ordenado base do Presidente da República, porque desta forma tenho o trabalho de 3 boys a ser desempenhado com competência. Com benefícios óvios para os cidadãos. E voltarei a fazê-lo sempre que possível." A moralização da administração passa não pelos valores que se pagam, mas por medir eficiência/(despesas com pessoal).

1 Comments:

  • reorganise think albert approaching conceive boudreau zerubavel greetham seriation modblog blocks
    masimundus semikonecolori

    By Anonymous Anónimo, at 11:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home