O Cacique - lider tribal.

segunda-feira, agosto 23, 2004

Dor de alma


Os blogs portugueses que leio habitualmente deram um destaque diminuto, de circunstância a uma das medalhas mais dificeis de conquistar. Meus amigos, não falamos da maratona, do ciclismo, do vólei de praia, dos 10 000 ou 1500 metros. Falamos dos 100 metros. De menos de 10 segundos. Da glória ou condenação no tempo equivalente a trespassar a espada e ficar a olhar os olhos do adversário.

Não percebo, com tanta euforia em torno do II lugar no famigerado Europeu, com tanto anti-americanismo, com tanta vontade em aumentar a auto-estima, como é possível não dar o mesmo mérito, atenção, carinho, que tiveram Figo, Ronaldo e Companhia, não detestar os corredores americanos que tiveram o 1o, 3o, 4o lugares, na mais importante, mediática e estimulante competição dos Jogos.

A história dos jogos faz-se nos 100 metros: Os livres e a corrida.

Francis Obikwelu colocou-nos lá. Obrigado e parabéns, e vou repeti-lo até que a voz me doa, para ver se os outros acordam para esta brilhante vitória! Perdoa a blogosfera, que ainda está a sair da Silly Season e dá-se mal com a necessidade de reconhecer que aconteceram coisas excepcionais em Agosto. Preferiamos que não nos tivesses chateado.

Obrigado, Parabéns!!

PS (adenda): A este respeito, tenho de retirar da lista o Luminiscências. Também interessante são as opiniões do aviz e do bloguítica. Mas, sinceramente, a vitória não é de Portugal. É de Francis Obikwelu, tão só. E estranho que levantem esta questão quando a emoção e o entusiasmo são tão escassos... Sinceramente, não se celebrou o suficiente a vitória para que possa existir qualquer polémica. Nem ele a merece.