O Cacique - lider tribal.

quinta-feira, setembro 01, 2005

Causa Vossa


ninguém pode duvidar, porém, de que Soares goza de uma inigualável capacidade de atracção no campo da cultura, das artes, da literatura, da ciência, do trabalho, etc., que em muito supera o previsível maior apelo de Cavaco Silva entre empresários e gestores. O que, aliás, corresponde ao diferente perfil, humano e político, dos dois candidatos: "diz-me quem te apoia, dir-te-ei quem és»...


Vital Moreira foi certeiro, como sempre é, mas, inexplicavelmente, como na generalidade das suas afirmacões, desconcertador.

Repare-se que Mário Soares é o candidato das áreas subsidiadas, as que funcionam com mais intricados esquemas, as que mais utilizam compadrio, as que não estão clarificadas. Cavaco o candidato das áreas que geram riqueza.

É esta inexplicável dicotomia que não compreendo! Como se pode considerar o apêndice, aquilo que apenas surge quando existe riqueza, o mais importante num momento como aquele perante o qual estamos colocados? Se olharmos, historicamente, as épocas em que as artes, a cultura, a literatura foram mais significativas, corresponderam a momentos em que existia bem-estar e riqueza nos restantes campos: Antigo Egipto, Grécia, Roma, o neo-classicismo, o iluminismo, etc, etc... Não era o maior investimento das épocas correspondentes: era o que sobrava da riqueza produzida!

Não estamos num período em que a arte e a cultura devam ter o destaque, o relevo, a prioridade em frases e financiamento. Repare-se que não existiu sequer o cuidado de Vital Moreira de colocar a ciência á frente da cultura, das artes, da literatura... Mesmo que tenha apresentado como apoios mais significativos, em adenda, cientistas.

Revelador do que representa esta candidatura!

2 Comments:

  • ...a leitura que faz de Soares corresponde à realidade.
    Mas, quanto a Cavaco, será apoiado pelas "áreas que geram riqueza", com que contrapartidas?
    Já reparou que a banca e o sector financeiro em geral detêm um poder na nossa sociedade que nem nos tempos do anterior regime conseguiram?
    Isso deve-se a quê?
    Não tendo um Estado com dinheiro para dar às populações, o que Cavaco descobriu para se manter no poder foi uma concessão sem limites à banca para crédito aos particulares que, com dinheiro fácil de adquirir, para tudo e mais alguma coisa votaram consecutivamente no PSD de Cavaco.
    O estado em que o país está deve muito à acção de Cavaco que, entretanto, nunca demonstrou ter uma estratégia, uma ideia da função que Portugal deve ter no mundo.

    By Blogger pdasilva, at 11:33 da manhã  

  • Mas foi o Marocas, que levantou a
    economia depois da abrilada? com os seus intelectuais da treta, como o Vital Moreira? Não foi o Hernani Lopes, que consegui retirar
    da lama o que os abrilistas tinham feito. Marocas primeiro ministro, uma anedota permanente que não sabia, nem sabe ler um dossier!
    Cavaco, subiu ao poder com a eficacia de um economista e fez algumas e bastantes asneiras, empurrado pelo Marocas e por uma esquerda, mais interessada em destruir o país do que levanta-lo!
    Foi preciso amaciar os socialistas de pacotilha , que tinham emergido dos comunistas arrependidos (Vital Moreira) tudo ganancioso de boa vi
    da e pouco trabalho.
    Assim chegamos ao dia de hoje, sem economia, sem dinheiro, sem educação e com uma despesa louca!
    Não è com mais socialismo, que saimos desta trampa!
    è um Cavaco Maduro e com credibilidade financeira e economica que pode endireitar o
    que o Marocas e a sua tralha fizeram...............

    By Anonymous Anónimo, at 5:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home