O Cacique - lider tribal.

segunda-feira, agosto 16, 2004

O leitor Julio Silva


Postou este comentario, em resposta á minha resposta:


(...)Disse "Compreendo que fará sentido para a TAP, uma vez que os 300km que a separam do Porto já justificam a criação de um Hub na Portela, obrigando os passageiros do Porto a perderem 5h (via Lisboa) para uma viagem que dura 2h" mas acabou por demonstrar novamente a sua ignorância.

Veja o horário do voo que diz demorar 2 horas: sai do Porto às 17h20 e chega a Lisboa às 18h05. Sai de Lisboa às 18h45 e chega à Frankfurt às 22h45. Ora entre as 17h20 e as 18h45 perdem-se 5 horas.

Confesse lá. Queria ir para Frankfurt num avião só para si.

selecciona "Apenas disse que tenho de me deslocar a Frankfurt para alterar o meu bilhete. Eu vivo a 50 km de Frankfurt." da frase "qualquer agência de viagens trabalha com a Lufthansa, ao contrário da TAP, que, em geral, é desconhecida cá por fora".

Ora desconhecida cá por fora só tem um significado e é a esse que me refiro. "Desconhecida cá fora".(...)



Devo-lhe um pedido de desculpas por duvidar que voltaria a este modesto blogue, e aqui fica a minha resposta, esperando um esclarecimento definitivo:

"
Caro Júlio Silva!

Folgo em poder tratá-lo pelo nome, e não pelo anonimato. Devo confessar que o anonimato me causa repulsa, e, por esse motivo, a indignação por vezes suplanta a racionalidade. Por esse motivo, peço-lhe desculpa.

Regressando aos factos da nossa amena polémica, tinha a plena confiança de que perdia 5h via Lisboa, mas enganei-me. De facto, perco mais de 5 horas na maior parte dos vôos, 4h30m na melhor das hipóteses... Seleccionei um dia ao acaso, e, qual DECO, realizei um comparativo nas duas companhias:

- Saindo Quinta-Feira, 19/8 e regressando Terça, 24/8, as melhores hipóteses pela TAP são sair ás 17h20m do Porto, com chegada prevista a Frankfurt pelas 22h45m. O regresso seria pelas 19h15m, chegada ás 22h45m. Descontados os fusos horários, dava um total de 8h55m dentro de um avião.

- Na solução Lufthansa para os mesmos dias, perco exactamente 2h30m de vôo, em cada um dos sentidos, em qualquer dos vôos desta companhia. Resultado, 5h ida e volta.


Mas quero apresentar-lhe a situação concreta, real, daquilo que "é do dia-a-dia", que me fez pagar mais 15€ há alguns meses por um bilhete de ida e volta:
Querendo sair de manhã, para estar de dia em Frankfurt e aproveitar a tarde, as opções são as seguintes:
TAP - Saída do Porto pelas 06:15m, chegada a Frankfurt pelas 12:15m
LH - Saída pelas 7:40m, chegada pelas 11:10m

Compreende, caro Júlio? O facto inegável é que estes vôos estão cheios, e, para dia 19 (escolhido á sorte), a central de reservas da Lufthansa indica que não existem lugares disponíveis! E sim, perco 5h de vôo pela TAP, e não, não disse quantas perdia pela Lufthansa: 2h30m. Metade do tempo de viagem. E não, não pretendo ter um jacto privado, exclusivo. Apenas um serviço adequado ás necessidades de uma metrópole, que, por agora, tenho. Na Lufthansa.

Quando escrevo "Desconhecida cá por fora", refiro-me a dirigir-me a qualquer agência de viagens em Darmstadt, onde resido, e nenhuma trabalhar com a TAP. É a minha interpretação, subjectiva é certo, mas que é susceptível de ser considerada em estatísticas... E creio, sinceramente, que as estatísticas não seriam favoráveis á posição que defende... Mas contudo, tem razão: trunquei selectivamente uma frase excessivamente generalista: Foi erro meu não ter dado corpo á afirmação. Aqui está, refeita, e substanciada: --Nenhuma das agências de viagem a que me dirigi na Alemanha trabalhava com a TAP--

Pronto, posso ter escolhido as erradas.

Caro Júlio, não fiquei zangado, bem pelo contrário! Apraz-me ser elucidado, e ripostar... Cabe-lhe agora a si pesar os argumentos de cada lado. E, em futuras discussões sobre o provincianismo do Porto, do Norte, pesar melhor a realidade de uma metrópole com massa crítica suficiente para ser bem servida por um aeroporto e ligações á Europa.

Felizmente, há companhias que o fazem, e não me chocam que sejam outras que não a TAP. Aliás, o meu comentário inicial referia exactamente isso: Não entendia os motivos para o post aguerrido do Blasfémias! Por mim, estou bem servido, de momento, só lamento que a TAP, dando emprego maioritariamente a portugueses, tenha abdicado de uma certamente proveitosa ligação aérea! De outra forma, não acredito que a Lufthansa mantivesse vôos regulares Porto-Frankfurt.

Melhores cumprimentos,

Daniel Rodrigues
"

1 Comments:

  • Disse "O facto inegável é que estes vôos estão cheios, e, para dia 19 (escolhido á sorte), a central de reservas da Lufthansa indica que não existem lugares disponíveis" --> caro amigo. A sua tarifa deve ser muita baixa. Repare na situação do voo: CA DA ZA HA BA LA GA YA KA TA WA VA QA MA SA. O A significa com lugares.

    Disse "dando emprego maioritariamente a portugueses, tenha abdicado de uma certamente proveitosa ligação aérea!"--> Em 10.500 passageiros transportados para Frankfurt só cerca de 2.000 são oriundos do Porto. Não compensa.

    Claro que um voo directo demora menos que um a dar a volta ao mundo. Mas é uma questão de estratégia comercial aonde o dinheiro tem muita influÊncia como sabe.

    Tenho de admitir que tem razão ao afirmar que "Não entendia os motivos para o post aguerrido do Blasfémias"--> de facto era mais com eles do que consigo.

    Aceite as minhas desculpas.

    Abraço

    Júlio Silva

    By Anonymous Anónimo, at 7:25 da tarde  

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