O Cacique - lider tribal.

sábado, agosto 28, 2004

Transportes


Ontem dei comigo a pensar que dentro de uns dias volto a Portugal.

Acabaram-se os transportes eficientes. A grande, grande, gigantesca diferença da Alemanha para o nosso país. Dizem-me que por vezes os comboios aqui andam atrasados. É possível. Mas nunca me aconteceu. Salvo quando fui a Estrasburgo, e o comboio vindo de Paris chegou uma hora mais tarde á cidade da "petit ville".

Ontem dei comigo a pensar que tenho autocarros ou trams em todas as cidades que fui visitar á porta das estações. Que me levam para todas as aldeias satélites, se for preciso. E lembrei-me das minhas jornadas épicas a Castelo Branco, em que há a mais perfeita descoordenação entre CP e empresas regionais de autocarros.

Lembrei-me o quão simples seria colocarem a central de autocarros junto da estação, e fazerem horários a partir das horas de chegada dos comboios. Lembrei-me do comboio que chegava do Pocinho sempre 1 minuto depois da saída do Alfa (antigo) de Campanhã. E fui ver. Continua a existir apenas 10 minutos para o transbordo.


Gostava de saber, estatisticamente, quantas ligações de comboio se perderam por só existirem 10 minutos para a mudança. Gostava que fossem apresentados os resultados da CP. Gostava que os transportes em Portugal funcionassem.

Gostava muito. Ontem lembrei-me... Mas felizmente, estou em Portugal só de férias.

1 Comments:

  • Caro Daniel, é de facto confrangedor olhar para o mapa da Refer, por contraposição com os mapas alemães...
    Talvez se tivéssemos feito uma perninha na Segunda Grande Guerra, apanhassemos o comboio da Europa...!
    Agora, temos de correr muito para ver se o apanhamos na estação seguinte, ou seja, daqui a 25, 30 anos!
    Abraço

    By Blogger ABA, at 11:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home